• sábado , 27 maio 2017

Palco Giratório Sesc apresenta 2º espetáculo deste ano no RN

“Criaturas de Papel” será apresentado em Mossoró no dia 18, no Teatro Dix-huit Rosado. Projeto também promoverá oficinas teatrais gratuitas

A 18ª edição do Palco Giratório traz ao Rio Grande do Norte o segundo espetáculo: Criaturas de Papel, da Cia Bricoleiros (CE). O projeto do Sesc, considerado o maior do país em termos de difusão das artes cênicas, apresenta a peça em Caicó no dia 16/05, às 19h30, no Centro Cultural Adjuto Dias, e em Mossoró no dia 18/05, às 20h, no Teatro Dix-huit Rosado. Para assistir, basta doar 2 kg de alimentos. A iniciativa é do Sistema Fecomércio, realizada por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc RN).

Ainda dentro da programação do Palco Giratório, a companhia cearense Bricoleiros, que encena a peça, também ministrará oficinas gratuitas de manipulação de marionetes bricoladas. As inscrições podem ser feitas até um dia antes da realização das oficinas. Em Caicó, até dia 14/05, e em Mossoró até dia 16/05. É preciso acessar o site www.sescrn.com.br, preencher a ficha de inscrição e enviá-la para os emails indicados.

De abril a outubro, o projeto realiza 11 apresentações gratuitas de seis grupos teatrais em Natal, Caicó, Mossoró, São Paulo do Potengi, São Gonçalo do Amarante, Assú e Currais Novos. Os alimentos arrecadados na entrada são destinados ao programa Mesa Brasil Sesc, que combate a fome e o desperdício de alimentos em várias cidades potiguares.

Além disso, fazem parte do circuito 2015 mais três espetáculos de grupos teatrais locais. Também serão realizadas 62 horas de oficinas, três intercâmbios – troca de experiências entre um grupo visitante e um local, um pensamento giratório – bate-papo entre grupo visitante e plateia, intermediada por um profissional da área, bem como conversas entre público e artistas ao final das apresentações.

 

Sobre o espetáculo

Com classificação indicativa livre, Criaturas de Papel é construído a partir de duas técnicas principais: a bricolagem e o teatro negro. Estudadas e experimentadas, essas técnicas resultaram em um estilo de marionetes bricoladas.

No espetáculo, o branco contrasta com fundo negro, evidenciando o material usado, no caso, o papel. A ação cênica se dá a partir de um refinado processo de animação das marionetes, inspirado no trabalho do grupo japonês kawasemiza, em que dois ou três marionetistas animam o mesmo boneco. Esse formato enriquece os movimentos, ampliando a margem de expressividade e atuação das marionetes.

Grupos do RN na edição 2015

Os espetáculos Proibido Elefantes, do grupo Gira Dança e Guerra, Formigas e Palhaços, do grupo Estação de Teatro, serão apresentados em quase todos os estados brasileiros, totalizando cerca de 40 apresentações cada grupo. Desde 2006, quando o Clowns de Shakespeare se apresentou pelo Palco Giratório, nenhum grupo potiguar havia circulado pelo projeto.

O espetáculo Proibido Elefantes, do grupo Gira Dança também foi selecionado para o lançamento oficial do Palco, que aconteceu no mês de março em Brasília.  Além dos espetáculos selecionados, os dois grupos levarão no repertório Sobre todas as coisas(Gira Dança) e a peça infantil Estação dos Contos (Estação de Teatro).

Serviço:

O quê? Palco Giratório Sesc apresenta 2º espetáculo de 2015 no RN e promove oficinas teatrais

Atração? Criaturas de Papel – Cia Bricoleiros (CE). Classificação livre

Onde?

CAICÓ
Oficinas: inscrições até 14/05 no site www.sescrn.com.br | Realização dia 15/05, das 14h às 20h, no Sesc Seridó
Apresentação: 16/05, às 19h30, no Centro Cultural Adjuto Dias

MOSSORÓ
Oficinas: inscrições até 16/05 no site www.sescrn.com.br | Realização dia 17/05, das 14h às 20h, no Sesc Mossoró
Apresentação: 18/05, às 20h, no Teatro Dix-huit Rosado

ENTRADA: 2 kg de alimentos não perecíveis

Programação completa 18º Palco Giratório: www.sescrn.com.br | www.sesc.com.br/palcogiratorio

Related Posts

Deixe um comentário..