• quinta-feira , 27 julho 2017

Mercado reduz estimativa de inflação para 2016, diz Banco Central

Economistas do mercado financeiro reduziram a estimativa de inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA, de 7,34 por cento para 7,25 por cento este ano. A projeção para 2017 também caiu: de 5,12 por cento foi para 5 por cento. Apesar da melhora, ambas ainda estão acima da meta de inflação, de 4,5 por cento.
As informações fazem parte do Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (26) pelo Banco Central. O boletim apresenta os resultados de um levantamento diário feito com as previsões de cerca de 120 bancos, gestores de recursos e outras instituições. Essa foi a segunda semana seguida que a pesquisa feita pelo BC projetou uma diminuição no IPCA, que é considerada a inflação oficial do país.
Os analistas também preveem uma queda menor no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro para este ano. De 3,15 por cento, na semana passada, a previsão foi para 3,14 por cento. Para 2017, a estimativa continua sendo de aumento no PIB. Mas o mercado está menos otimista: a previsão anterior era de crescimento de 1,36 por cento; nesta última, passou para 1,30 por cento.
O Boletim Focus é divulgado todas as segundas-feiras pelo Banco Central e aponta quais são as perspectivas do mercado para as principais variáveis macroeconômicas.
inflacao

Related Posts

Deixe um comentário..